Os brasileiros adoram esportes, mas existe um especial que mexe com o coração da maioria: o futebol. Não à toa, o Brasil é conhecido como o país da modalidade, ainda mais por ser berço de grandes jogadores mundiais como o Pelé, Thiago Silva, Ronaldinho, Kaká, Neymar Jr, entre outras celebridades do meio.

Além desse esporte, também existe uma corrida de tirar o fôlego de muita gente que acontece todos os anos no calendário esportivo brasileiro. E esses eventos também são convidativos ao turismo no País!

Por isso, você vai conhecer agora os eventos esportivos mais importantes do Brasil!

evento esportivo brasileirão

Campeonato Brasileiro de Futebol – Série A

O Campeonato Brasileiro de Futebol, também conhecido como Brasileirão, é o evento esportivo mais importante do país. Isso porque é uma disputa envolvendo os principais clubes de futebol do Brasil em busca do famoso título de campeão brasileiro.

Apesar do evento ser dividido em várias séries, como B e C, a mais competitiva e valorizada é a Série A. Essa, por sua vez, equivale a primeira divisão de muitos times internacionais. Ou seja, realmente junta somente as maiores equipes. A temporada tem início em abril e segue até dezembro de cada ano.

O Campeonato Brasileiro é regulamentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 1959. Entre os maiores vencedores da competição estão os seguintes clubes: Palmeiras, Santos, Flamengo, Corinthians e São Paulo. Desses, o Palmeiras é o time com mais vitórias totalizando dez vitórias.

Copa do Brasil

Outro evento do futebol, a Copa do Brasil é baseada em competições internacionais como a Copa da Inglaterra. No evento brasileiro, 92 equipes se enfrentam em diferentes estágios do evento que acontecem na primeira, segunda e terceira fase.

Seguindo para as oitavas de final, quartas de final, semifinal e final, todas no sistema mata-mata. O clube que mais venceu a Copa do Brasil foi o Cruzeiro com seis títulos. Em seguida, aparecem Grêmio, Palmeiras, Flamengo e Corinthians.

Corrida São Silvestre

A Corrida São Silvestre acontece anualmente no dia 31 de dezembro, dia de São Silvestre. O local onde acontece a disputa é na cidade de São Paulo. Lá, atletas profissionais de atletismo e os amadores se reúnem neste dia para decidir quem será o grande campeão da disputa.

A corrida de rua foi fundada em 1925 e atrai brasileiros e estrangeiros mundo inteiro. Atualmente a competição, que também é a maior da América do Sul, vai para a sua 96ª edição. Vale lembrar que a São Silvestre é disputada tanto por homens quanto por mulheres.

O maior vencedor masculino da corrida de rua é o queniano Paul Tergat. O atleta era recordista até o ano de 2019 quando teve sua marca quebrada após 25 anos de liderança. Já entre as mulheres, a maior campeã é portuguesa Rosa Mota. Em relação aos brasileiros, o que mais possui vitórias na São Silvestre é o Marílson Gomes dos Santos, com três títulos.

Além disso, em termos de nacionalidades que mais venceram a corrida São Silvestre estão os quenianos, com 15 vitórias no masculino e 14 no feminino. Em seguida, considerando o público masculino, aparece o Brasil com 11 conquistas. Já o segundo lugar do pódio feminino fica com Portugal com sete vencedoras. Nesta categoria, as brasileiras aparecem em seguida com cinco vitórias.